O lendário programa de TV britânico "Top Of The Pops" foi ao ar entre os anos 60 até 2006.

Neste período alguns dos maiores nomes da música, de diferentes gerações, fizeram aparições marcantes, como David Bowie, Queen, Blur e Spice Girls.

O programa também é conhecido por exigir que bandas fizessem performances com vocais ao vivo sobre faixas instrumentais gravadas, ou seja, o famoso playback.

No ano de 1991, o episódio com o grupo de Seattle, Nirvana transformou sua aparição em uma ocasião inesquecível .

O grupo formado por Kurt Cobain, Krist Novoselic e Dave Grohl não gostou desta exigência e preparou uma performance do sucesso" Smells Like Teen Spirit", que entrou para a história.

Durante a apresentação, Kurt tocou sua guitarra como um robô, sem qualquer intenção de acertar um acorde, uma crítica evidente ao formato artificial do programa.

Ele também cantou com um tom barítono profundo, fazendo uma homenagem a Morrissey, líder do conjunto britâncio The Smiths.

Ao mesmo tempo, Krist Novoselic jogava o seu baixo para o alto, enquanto Dave Grohl, na bateria, parecia não acertar uma batida sequer, com direito a balançar os braços para cima.

Para surpresa geral, Kurt ainda alterou a letra da canção, entoando "Load up on drugs, kill your friends" antes de tentar engolir o microfone, deixando os censores do programa perplexos.

Esta performance emblemática é lembrada como um dos melhores momentos subversivos do rock na televisão e uma demonstração do espírito rebelde característico da banda Nirvana.

Veja a performance a seguir: